Criar um Site Grátis Fantástico
Área de Estudo da Comunidade

   A disciplina Área de Estudo da Comunidade (AEC) integra a componente de formação técnica do Curso Profissional de Animador Sociocultural e visa dar contributos específicos para a formação do animador sociocultural.

    Com os conteúdos a leccionar no âmbito desta disciplina, ambiciona-se apetrechar os alunos com os conhecimentos necessários à visão globalizadora da comunidade como dimensão operativa da prática a desenvolver, enquanto profissionais de animação sociocultural.

    Assim, considera-se essencial o conhecimento da dinâmica globalizante do meio social, nomeadamente do indivíduo com quem se vai trabalhar, da forma como ele age e interage no interior das suas redes sociais.

    Pretende-se com a presente área de formação que o aluno adquira conhecimentos teóricos básicos sobre a organização da sociedade de modo a que seja sensibilizado para a compreensão dos comportamentos, atitudes e valores presentes no funcionamento social dos indivíduos, grupos e organizações que desenvolvam a sua acção no seio de uma determinada comunidade. 

    A história de vida do indivíduo/ grupo é determinada pelas condições históricas, sociais, culturais, económicas e políticas próprias de cada época/ sociedade. Os papéis sociais que o homem aprende a desempenhar foram definidos por essa sociedade e construídos para garantir a reprodução das relações sociais e de produção.

   Os direitos sociais, a formação cívica e a globalização, como fenómenos mais marcantes das sociedades contemporâneas que se reflectem em todos os aspectos da vida social, são abordados no sentido de promover a dignidade do ser humano. 

   É também fundamental que os alunos adquiram conhecimentos no âmbito das organizações sociais de apoio à comunidade, enquanto entidades integradoras/ empregadoras dos animadores socioculturais. Neste contexto, pretende-se que o aluno compreenda o trabalho como factor de desenvolvimento e integração social.