Este primeiro módulo de Expressão Corporal deverá ser entendido como um momento crucial nas relações interpessoais emergentes na turma que ora inicia o seu percurso formativo.
Este módulo visa, assim, criar as condições propícias ao domínio de competências expressivas e de comunicação do grupo que deverá, a jusante, funcionar como um todo integrado e capaz de conter no seu seio as diferenças intrínsecas de cada indivíduo.
A Expressão deverá ser entendida como um gesto único, irrepetível e espontâneo, de resposta do sujeito face a um estímulo dramático. Momento de descoberta de si para si, e do seu ‘eu’ para o outro com quem irá interagir.
Alguns dos objetivos deste módulo:
- Caracterizar o esquema corporal e sua arquitectura;
- Identificar os eixos e coordenadas do movimento;
- Decompor o movimento de modo fraccionado;
- Distinguir as dicotomias: tensão/relaxamento, movimento/pausa, interior/exterior, conter/ser contido, equilíbrio/desequilíbrio;
- Discernir o processo evolutivo do corpo no espaço;
- Partilhar o espaço comum com outros corpos em movimento;
- Reconhecer o esquema corporal do outro;
- Relacionar o corpo no colectivo do corpo dos outros/ criar condição para que o outro relacione o seu corpo no colectivo;
- Distinguir a força expressiva da imagem inconsciente do corpo através das dissonâncias entre oralidade, corporalidade e interioridade.