Existem determinados objectivos que podem ser atingidos mediante o recurso a jogos específicos, desde que se controlem as suas orientações. Estas podem integrar-se num plano geral que poderá dar ao animador uma visão global do que se está a passar e do que está em desenvolvimento dentro das suas temáticas.
Os jogos podem ser praticados de uma maneira construtiva e não como uma série de preenchimento de lacunas em sessões, ou como actividades sem sentido. Cada jogo pode encerrar diferentes finalidades que se podem sempre definir pois até mesmo a diversão tem uma finalidade.
Os jogos podem também resolver problemas, como os que se encontram nas relações interpessoais; podem auxiliar na inadequação social pois desenvolvem a cooperação nos grupos; podem desenvolver a sensibilidade aos problemas dos outros pois implicam confiança; promovem a interdependência bem como a independência da identidade pessoal; podem ajudar a remover barreiras, tecer laços entre diferentes áreas temáticas ou de interesses; e podem actuar como catalisadores nestes processos.
Além disso, os jogos criam interesse e preceisam de entusiasmo para serem postos em prática. Com uma finalidade e com eficiência podem tornar-se a moldura na qual se desenvolvem todas as outras actividades.
Alguns dos objetivos deste módulo:
Definir o jogo;
- Definir jogos de regras;
- Definir jogos simbólicos;
- Definir jogos sensório motores;
- Identificar os jogos tradicionais portugueses;
- Tomar conhecimento da história dos jogos;
- Identificar os diferentes jogos e as idades em que se aplicam;
- Realizar uma pequena actividade onde sejam utilizados pelo menos um destes jogos;
- Construir um jogo;
- Elaborar um portefólio de jogos.